13 junho 2008

Incursão romântico-gastronômica

Dia dos Namorados. Me rendi à possibilidade mais do que agradável de preparar uma noite romântica para a Nani. Tendo descoberto em momento extremamente propício a existência do Destemperados, me encantei com o post onde a dupla dos responsáveis pelo site, Diego e Diogo, elencaram uma relação de ótimos restaurantes para uma noite perfeita em clima de amorzinho. A única dificuldade era escolher qual deles, e de cara me encantei com o Constantino, "irmão caçula" do Le Bistrot, como se refere Diogo no site, e um de seus restaurantes preferidos. Localizado ao lado deste, não se tarda a perceber o porquê de tal predileção.

O Constantino é um pequeno espaço de excelência no meio de Porto Alegre. De arquitetura intimista, tudo nele é cuidado para oferecer a atmosfera perfeita - especialmente para um especial jantar a dois. Somente por conta da indicação do Diogo, consegui reservar uma mesa, especialíssima. A casa, que normalmente faz reservas, decidiu que naquela noite as mesas à disposição seriam por ordem de chegada. Mas conversando com o gerente Milton, e utilizando todo o prestigío de ser um "amigo dos Destemperados", garanti uma mesa em localização privilegiada: no jardim de inverno, nos fundos da casa, pertinho da lareira. Isto mesmo, uma grande lareira - à exemplo de uma que existe no interior da casa - está localizada na área externa (e coberta) do restaurante, garantindo uma clima quentinho e aconchegante mesmo para quem não dispensar a maravilha de comer neste reduto tão bacana que é o jardim de inverno do Constantino.

Abrindo os trabalhos com um chileno Santa Helena Carmenère, dispensamos entradas e fomos logo definindo os astros da noite: dividimos um risoto de cordeiro e escalopes com penne ao molho de queijos. Bom, é melhor que se deixe claro: este texto vai estar carregado de superlativos, porque é o mínimo que se pode usar para definir a extrema delícia destes pratos. Degustamos calmamente cada um deles, apreciando aquela combinação de temperos, que incluíam cebola, alho e conhaque, compondo os sabores do sensacional risoto, e os escalopes, com o penne e molho de queijo, perfeitos.

Tudo bem que o clima era de romantismo, e estar na presença da amada contribua bastante para inebriar os sentidos (junto com o vinho, é claro), mas por mais que todo o momento contribuísse para o sentimento de que tudo estava extremamente favorável, é bom deixar claro que meus comentários são isentos de emoções que não sejam somente as comumente sentidas ao se estar desfrutando de um ótimo restaurante, com atendimento e cardápios idens.

E, já que tudo contribuía para tal, fechar a noite em grande estilo era a conseqüência natural do processo. A maneira que nos pareceu mais adequada para isto foi encerrarmos tudo com um maravilhoso petit gateau com coulis de morango e sorvete de creme. Diogo, do Destemperados, fala que ele só perde para o gateau do Le Bistrot. Daí só resta a pergunta: se eu achei este perfeito, o que pode ser superior à perfeição? Preciso passar no Le Bistrot pra descobrir.