Clima de quase absoluta delícia é aquele clima em que praticamente todas as coisas que você queria deram certo, ou estão dando certo ou tem alta probabilidade de dar certo. No entanto, interrompido por algum sinistro ato externo ao qual você se mostra vítima impotente [sem estas crenças toscas em destino e sei lá o que], alguns outros esquemas tratam absolutamente de formar eco contrário a ordem bem sucedida das coisas. Daí, resulta que, ao final, nem tudo está tão absolutamente delícia assim. E, embora, você queira teimar e ignorar a coisa aquela que está fora do ambiente de sincronia a qual todas as outras se remetem, isto é praticamente impossível, pois ela torna-se, parece, de importância maior que as demais [mesmo que não seja!] e, num fator cuja matemática não me é alcançável, anula, praticamente, todas as anteriores e o marasmo tem seu lugar instalado. Ficam então, as tentativas quase vãs de contra-ataque contra a coisa que se insiste em fazer contrária, e muitas são as artimanhas e os estratagemas, mas a luta segue imbatível e interminável.
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Alessandro Garcia nasceu em 1979, em Porto Alegre. Autor de A sordidez das pequenas coisas (Não Editora, 2010), finalista do Prêmio Jabuti 2011, segundo colocado no Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional e com conto traduzido para o espanhol na Revista Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional.
Em 2016 participou, com o conto Cachorro correndo sem cabeça, da coletânea Cobain. Em 2015, publicou Agora que Estamos de Volta pelo selo Formas Breves, da e-galáxia, editora na qual também participou da coletânea Contos de Natal, em 2014. Publicou nas coletâneas É Assim que o Mundo Acaba (Editora Oito e Meio, 2012), Assim você me mata (Terracota, 2012), Ficção de Polpa Vol. 3 (Não Editora, 2009), Ficção de Polpa Vol. 1 (Fósforo, 2007; Não Editora, 2008) e em revistas como Ficções e Cult, além de ter conto traduzido para o inglês no Contemporany Brazilian Short Stories e para o espanhol da Cuentos Brasileños de la Actualidade.
Escreveu o perfil do escritor Jonathan Franzen para o livro Por que Ler os Contemporâneos? (Dublinense, 2014). É editor da revista de contos Flaubert.
Arquivo
Booktrailer
SOBRE
- Resenha Amálgama: "Um grande livro."
- Resenha Digestivo Cultural: "A sordidez de Alessandro Garcia"
- Resenha Ivana Arruda Leite: "A sordidez das pequenas coisas"
- Resenha Meia Palavra: "A sordidez das pequenas coisas"
- Entrevista no Paralelos: O Globo Online
- Entrevista programa Estação Cultura, TVE
- Booktrailer de "A sordidez das pequenas coisas"
- Sinopse Não Editora
- Resenha do "Ficção de Polpa".
- Entrevista no Portal Literal
- [MAIS]