28 março 2009

Destas coisas que nos enchem de orgulho (ou: Ortopé, Ortopé, tão bonitinho)

(Atualizado com Making of + links: 31.03.09)
(Atualizado + links: 04.04.09)

Mais ou menos pelo meio do ano passado, após um processo de concorrência acirradíssimo, disputando com grandes agências - gigantes da comunicação com um poderio que, às vezes vai além da qualidade profissional e envolve toda uma série de jogatinas, promessas vãs e o que for necessário para abocanhar uma grande conta -, foi nossa agência, a SPR, a feliz ganhadora da conta da Ortopé. Sim, exatamente, Ortopé do inesquecível jingle Ortopé, Ortopé, tão bonitinho..., um clássico da propaganda nacional, criado quando os estúdios de produção de áudio ainda eram repletos de verdadeiros artistas da música - este, composto pelo Renato Teixeira.

Conquistado o cliente, controlada a euforia gigantesca da agência, que apresentou uma campanha redondíssima (fazendo renascer a maravilhosa força desta marca - fato atestado em viagens de pesquisa à São Paulo quando, mesmo com a Ortopé estando tão distante da mídia há tantos anos, bastava a menção do nome da marca às mães, para que, voluntariamente, o jingle fosse cantarolado por elas), articulados os ponteiros, começamos o trabalho de (re)construção da marca, que andou sofrendo bastante na mão de empresas que tinham, então, direito sobre sua imagem.

O planejamento e concepção da identidade da Ortopé foi um trabalho que envolveu verdadeiramente toda a SPR. Tudo começava do zero, mas preservando a essência inesquecível que a marca - não, não estou falando do Ferrugem - sempre teve intrínseca. Nunca nos interessou apresentar a marca novamente ao mercado negando todo o seu passado. Por que? Porque seu passado sempre foi glorioso, com histórias incríveis para contar: uma trajetória fabular que passa pela cidade de Gramado, envolve sua logomarca da botinha (em versão gigante que as crianças podiam entrar), percorre um campeonato infantil de tênis e encontra, com certeza, um estudo aprofundado da antiga e supracitada logomarca, uma peça gráfica tão repleta de significado que exigiria outro post pra contar.

Menos de um ano depois, acompanhando todo um processo que vai além do fascinante mundo da comunicação, mas que envolve também o envolvimento com a concepção de produtos, a preparação de novos representantes e tudo o mais o que se possa imaginar que envolve uma marca com esta força, agora sob a tutela de outra marca poderosa, a Paquetá, eis que chega o momento de apresentar a campanha que marca o retorno da Ortopé.

Eu não poderia estar mais orgulhoso: não foi criado um conceito para Ortopé, porque todos estão embuidos que, de verdade, a Ortopé tem uma causa, por uma vida mais feliz. Por isto a Ortopé assina Vida mais feliz. Vida mais Ortopé. A identidade da Ortopé está tão clara, que todo o trabalho está regido sob uma manchete: despertar as pessoas para as atitudes que são naturais às crianças. Atitudes simples, mas tão autênticas e verdadeiras, que vão relembrar a todos o que é felicidade. Me orgulha tremendamente ter conseguido transformar isto em um roteiro poético, que tem encantado a todos, e que poderia parecer inconcebível para uma marca infantil - a Ortopé posiciona-se corajosamente sem ceder à tentação de destacar produto e tendo consciência da importância da construção de sua marca.

Enfim, mais do que ficar aqui explanando sobre, melhor mostrar o que. Eis, então, o filme da Ortopé, estreando sua campanha 2009. (E abaixo, o making of da produção toda).








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