30 dezembro 2014

Beer in Blue


Uma San Francisco que não é a de Instinto Selvagem ou Uma Babá Quase Perfeita. Aqui, não se vêem os monumentos, lugares da moda, pontos turísticos. Não há takes da Fisherman's Wharf ou da Coit Tower. Longe destes, na 305 South Van Ness Avenue, os dias são monótonos e nublados, bem como quase todos os locais por onde Jasmine — a protagonista de Blue Jasmine, penúltimo filme de Woody Allen — perambula. O fato de a San Francisco deste filme não retratar os encantos que normalmente o diretor dedica às suas cidades-locações, vai ao encontro do mergulho desorientado de sua personagem.


Outrora uma moradora de Nova Iorque, com sua casa à beira-mar em Long Island, flanando entre joalherias no East Side de Manhattan e lojas de grife na 5th Avenue, Jasmine (Cate Blanchett ) vê sua vida dourada desabar, após a prisão do marido, o empresário duvidoso Hal (Alec Baldwin). Fora de sua zona de conforto, deixa o vôo alto de socialite para abrigar-se na bondade da irmã Ginger (Sally Hawkins), caixa de uma pequena mercearia, que lhe cede espaço na sua rotina simples da Costa Leste.


A esnobe Jasmine não tarda a mostrar-se uma agregada incoveniente, não medindo palavras para criticar a modesta vida da irmã, aí incluindo seu novo namorado, Chilli (Bobby Cannavale). Seu hábito de beber martínis de vodca com gengibre soa como corpo estranho no restaurante onde vai com a irmã, o cunhado e seu amigo Eddie. E é ao nos apresentar a este restaurante (mesmo em contraponto aos glamurosos locais por onde passeamos em filmes como Para Roma, Com Amor, Match Point ou Vicky Cristina Barcelona), que começamos a conhecer um pouco da genuína San Francisco.


The Ramp


Localizado no número 855 da Terry Francois Street, em Mission Bay, o The Ramp é uma instituição na cidade, localizado exatamente na área de San Francisco que alimentou a chama do movimento de cerveja artesanal da América, pelo menos desde a década de 70. Existente desde 1950, com sua vista para a baía, o The Ramp tem como pratos principais os frutos do mar. Daí um menu repleto de variedades de caranguejos e mexilhões. Todos opções perfeitas para serem acompanhados por uma cerveja como a Blue Moon, esta Witbier refrescante e cremosa que, devidamente servida com uma rodela de laranja, harmoniza divinamente com uma porção de camarão grelhado.


Ainda que em Blue Jasmine a cidade não seja protagonista, basta uma cena mostrando uma caminhada pela Ocean Beach — e o vislumbre da ilha rochosa Seal Rocks ao fundo —, para vir a vontade de desbravar os locais onde se pode degustar uma cerveja ao ar livre em San Francisco. Opções não faltam, como atestam os diversos guias, fáceis de encontrar. Uma escolha muito mais solar e que faz mais justiça à cidade do que os porres de vodca que se repetem nos dias de Jasmine.


——————-


Outros 5 locais em San Francisco
para apreciar uma cerveja ao ar livre:



Public House
24 Willie Mays Plaza

















Hi Dive
Pier 28, Embarcadero at Bryant


















Waterbar
399 Embarcadero South
















Pier 23 Restaurant & Bar
Pier 23 on the Embarcadero


















Zeitgeist 199 
Valencia St (at Duboce Ave)


















Publicado originalmente na revista da Have a Nice Beer.